Estamos no dia 346 do ano, quase que um ano passado. 12º mês do ano, 50ª semana do ano de 2016. Quanto tempo se passou e a maioria das pessoas nem percebeu todo esse tempo passando.
É normal todos falarem que não perceberam tanto tempo que passou e, na verdade, nossas vidas têm passado sem nem percebermos a sua velocidade.

A cada dia ganhamos 24 horas pra fazermos algo diferente, mas o cotidiano acaba nos engolindo, e nos pegamos novamente num dia como outro qualquer, onde acabamos sendo devorados pelo cotidiano. Quase nunca fazemos algo diferente.

Pare pra pensar no que você fez diferente nos últimos dias. Pense tudo que você fez igual ao dia anterior. Quando foi que você mudou coisas simples do seu dia a dia, tal como tomar café antes do banho, comer uma tapioca no lugar do pão, trocou de desodorante, pegou um caminho diferente pra ir ao trabalho, foi a pé, ligou pra quem não precisava, apenas pra dizer que está com saudade, que poderia ver essa pessoa, nem que seja para mudar o seu cotidiano, quando foi que fez algo inusitado?

Mais um ano se acabando, e o que você fez diferente do que nos anos anteriores?
No poema “Receita de Ano Novo”, de Carlos Drummond, ele diz para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser; novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior).

Que tal fazer cada dia um dia novo, e não apenas esperar chegar 31 de dezembro pra poder tentar planejar um ano diferente, que talvez você não chegue a realizar nem um décimo do que prometeu. Então porque não começar aos poucos, construir algo novo a partir do seu dia. Que seja um dia diferente dos outros, onde possa experimentar coisas novas, permitir-se fazer o novo, fazer algo diferente. Arriscar aventurar-se a tomar, por exemplo, aquele leite com manga tão temido.

Ainda no mesmo poema, Drummond diz… Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,  tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.  É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

Faça mais que isso, faça todo dia um dia novo!

RickLord

Leave a Reply